É um fato que a maneira das marcas se comunicarem pela internet ainda está sendo descoberta.
As mídias sociais são utilizadas pelos usuários como válvula de escape e descontração. As empresas as utilizam para criar mais um ponto de contato entre o consumidor e a marca. Porém, diferente da televisão, rádio ou revistas, que são meios tradicionais e vias de mão única, em que o consumidor somente recebe a informação, nas mídias sociais ele tem o poder de interagir, responder, divulgar através de seus compartilhamentos, quando se depara com conteúdos interessantes.
O novo intuito das marcas é gerar uma conexão com seus consumidores, muito além de apenas vender. Aquelas que mais se destacam são as que geram identificação com seus consumidores. Ou seja, na hora de divulgar sua marca na internet, fique atento a alguns detalhes.
Quero ser visto!
É claro que você deseja que o consumidor veja seu produto, as características dele, embalagem e a marca. Mas você já parou pra pensar que todas as outras marcas concorrentes também contam com fotos do produto tão bem produzidas quanto as suas? Ao invés de utilizar uma foto com uma garrafa de bebida em destaque, experimente um copo com o produto, por exemplo. Um grupo de amigos consumindo seu produto pode ser muito mais eficaz! Saiba pensar além do óbvio. Humanize sua divulgação e confie no seu público de entender a história que você quer contar.
Quem sou eu?
As mídias sociais pedem uma comunicação mais leve, é claro. Porém, muitas empresas mudam sua personalidade na hora de se comunicar com o público online, fugindo do espírito original da marca. Isso é um erro, pois a sua mensagem deve ser a mesma independente do meio utilizado. Ela deve ser transmitir a mesma ideia em qualquer plataforma.
Fale com as pessoas certas.
Quando você está online, quer ser notado pelos usuários e ganhar os tão cobiçados “likes” e compartilhamentos. Para isso, muitas vezes a marca perde o foco e passa a tentar criar uma imagem mais atrativa que pode soar falsa, somente buscando abranger a um grupo de pessoas. Porém, nem todo mundo que curte a sua publicação consome, de fato, seu produto. Então, saiba se comunicar com as pessoas certas.
Cada mídia é uma mídia!
Um grande erro que as marcas cometem na comunicação online é esquecer que as mídias possuem regras, características e formatos próprios. Ou seja, uma imagem que vai para o Facebook não se comportará da mesma maneira no Instagram ou Twitter. Além disso, a mensagem que a acompanha precisa estar adaptada ao contexto e estilo dos usuários de cada meio.
Essas são algumas dicas para que a comunicação da sua marca nas mídias sociais seja mais efetiva. Mas é claro, é importante lembrar que nem todas as marcas se comportam da mesma maneira e as estratégias que servem para uma, nem sempre se adequam para outra. Todo o contexto sempre deve ser levado em consideração quando você está construindo essa comunicação com seus consumidores. Boa sorte!